Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem conheceu não reconhece mais!

Publicado

dia:

wp_20150113_018-7666963

Pegando um gancho nas idéias do nobre escritor Alexandre Tenório tendo como base o tema do seu livro “Assim era Bom conselho“, achei bem apropriado trazer de vez em quando alguns temas interessantes para os nossos leitores.
O primeiro deles, trata-se das festas de São Sebastião. Tradicionalmente conhecida na nossa cidade e distritos do município, por décadas tornou-se a mais requisitada festa religiosa de Bom Conselho, desbancando até mesmo a principal do ano, a festa do natal e ano novo, quando a população da cidade e dos sítios circunvizinhos, lotavam a praça D. Pedro II para os festejos. A festa do Corredor como assim era conhecida, começava nas imediações da ponte, onde hoje existe um posto de combustíveis, e se estendia até bem próximo da residencia do amigo Alexandre Tenório, bem depois da Igreja.

Mas, não era só isso. A rua Agamenom Magalhães -rua do corredor, ainda não comportava todo o aparato que a festa requeria. Ainda ocupava a rua de trás da Igreja São Sebastião e as laterais de acesso, ao lado da igreja. Na rua de trás da Igreja, a rua são Sebastião, ficavam os barcos e carrocel de seu Antonio Gonga e as barracas de Jogos. Dos lados da Igreja, ficavam os ‘botiquins’, que nada mais eram que barraquinhas envoltas em lonas, que mais pareciam ‘tendas’, e eram, armadas em locais estratégicos para o deleite daqueles que gostavam de tomar umas ‘birítas’ – cachaça- e bater um papo com os amigos, namorar, dançar e degustar de outras coisas mais. Infelizmente algo negativo neste período festivo era a violência. Houve muitas mortes nesta festa. Ano após ano.Mas isto é outra história. 

A referida festa era a mais aguardada do ano, começando seus festejos em 11 de janeiro e encerrando no dia 20 com missa procissão e leilão de animais e aves que eram doados pela população rural. Dali era arrecadado fundos para a Igreja.

Mas tudo passou. Como tudo passa. Só ficaram as recordações! Não tenho fotos da festa daquela época para mostrar  – anos 70, 80 e começo dos anos 90 – quando foi acabando por falta de incentivo tanto do poder público como das autoridades religiosas.

O que resta mostrar é o que a realidade apresenta, onde havia anteriormente tudo aquilo que descrevi acima, só existe um vazio!

wp_20150113_017-3348538

wp_20150113_019-8526671

                                                          ISSO FOI O QUE RESTOU!!

Se você tiver fotos antigas de eventos, festas, e tudo aquilo que possamos divulgar que ficou marcado e até esquecido no tempo, mande para o nosso email: josenildoeletronica@gmail.com
e faremos matérias tão interessantes como esta para que os mais antigos possam recordar, e os mais novos conheçam a história e a cultura da nossa cidade.
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas para blogs

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS