DESTAQUES

Tecnologia do Blogger.

ELEIÇÕES 2020

GIRO POLICIAL

BOM CONSELHO

COVID 19

FATOS E FOTOS

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SAÚDE

SERVIÇOS

TURISMO

MEIO AMBIENTE

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

COLUNA VLV ADVOGADOS

» » » Prouni 2020 divulga nomes dos candidatos pré-selecionados na Lista de Espera


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (24), a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os estudantes que foram pré-aprovados, precisam comprovar informações pessoais nas instituições de ensino até sexta-feira (28). A comprovação de dados é fundamental para efetivar a matrícula na universidade. Confira o edital.

Os candidatos poderão conferir o resultado na página oficial do ProUni, disponível em:  (https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=prounialuno.mec.gov.br).

Por meio do ProUni é possível obter bolsas de estudo de 50% e 100%. Para isso, o candidato deve atender a alguns critérios do programa, como:

  • O candidato deverá ter completado o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral; 
  • Para obter a bolsa integral oferecida pelo Prouni, os estudantes deverão ter uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 (salário mínimo e meio). Já para a bolsa parcial, o aluno deverá ter  renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos; 
  • Ter participado da última edição do Enem, não ter zerado a redação e atingindo uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame;
  • Os candidatos que possuírem alguma deficiência, será preciso que comprovem somente a fonte de renda.

Professores da rede pública também podem participar do ProUni, basta fazer parte do quadro permanente da instituição em que leciona e ter tirado uma nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Vale lembrar, que apenas para os docentes, não é necessária a comprovação de renda familiar. 

Além dos critérios citados acima, cada categoria de bolsa de estudo do ProUni tem a sua norma, confira. 

  • Bolsa integral 100%: Destinada aos estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial de 50 %: Voltada para os candidatos que tenham renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Bolsa permanência: Um benefício exclusivo para o custeio das despesas educacionais dos candidatos que foram contemplados com a bolsa integral. Os estudantes que estiverem matriculados em cursos presenciais com no mínimo seis semestres e com carga horária de seis horas diária, poderão usufruir deste benefício.

Quantidade de bolsas ofertada

De acordo com o MEC, foram ofertadas, neste segundo semestre, 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.

Datas do Prouni do 2º semestre de 2020

  •        Divulgação da lista de espera: 24 de agosto
  •        Comprovação das informações junto às instituições de ensino: de 24 a 28 de agosto.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: