DESTAQUES

Tecnologia do Blogger.

POLICIAL

PREFEITURA

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

FATOS E FOTOS

VLV ADVOGADOS

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

» » » SAÚDE OCULAR / UPAE Garanhuns já atendeu mais de 1000 estudantes pelo Projeto Boa Visão

                           
A coordenadora do Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos, esteve mais uma vez visitando a UPAE Garanhuns, fortalecendo os  vínculos entre a V GERES, LAFEPE, GRE/Agreste Meridional, e a própria Unidade de Saúde, parceiros na realização do Projeto Boa Visão, no âmbito da V Regional de Saúde.

As equipes da SES/PE, GRE e V GERES foram recepcionadas pelo coordenador geral da UPAE, Gustavo Amorim, em um dia de atendimento oftalmológico a estudantes da rede pública estadual de educação, no início do mês (06/11). O projeto tem como um dos objetivos propiciar condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado da população-alvo, melhorando o rendimento escolar dos estudantes do ensino público médio e fundamental, de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência, bem como o desenvolvimento profissional de docentes e funcionários da rede.

As UPAEs do estado vêm oferecendo estes serviços desde 2015, somente este ano (2019),  a UPAE Garanhuns já atendeu 1.064 estudantes e para estes, 769 óculos corretivos foram entregues pelo LAFEPE. Gustavo Amorim comentou os dados apresentados: "São números que muitas vezes não representam o sentimento do serviço oferecido. São duas alegrias, propiciar melhores condições a estes jovens, seja na saúde que proporciona melhor aprendizado na escola, com óculos entregues sem custos, mas também realizar um exame e verificar que aquele paciente não precisará de corretivos. Vemos que as instituições integradas podem beneficiar tanta gente, este é o principal objetivo do serviço público" - registra o gestor.


Segundo Mayra Ramos, a triagem de acuidade visual dos alunos é realizada no próprio ambiente escolar pelos professores e servidores das escolas que são capacitados e recebem informações sobre os principais agravos que acometem a visão. Nos casos suspeitos, os triadores podem encaminhar os estudantes para consultas oftalmológicas.

A oftalmologia é um dos carros-chefe da UPAE Garanhuns, e nos meses de julho e agosto chegou a realizar um mutirão de cirurgias, com cerca de 700 procedimentos além a oferta mensal, sendo que catarata tem sido um dos mais realizados.

BOA VISÃO

Em 2015, o Projeto Boa Visão passou por uma nova modelagem em articulação com a Diretoria Geral de Modernização e Monitoramento de Assistência a Saúde (DGMMAS-SES), sendo implantado em oito Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs). A mudança proporcionou a interiorização das ações no estado, sendo as consultas ofertadas nas unidades de Garanhuns, Limoeiro, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Arcoverde, Belo Jardim, Caruaru e Petrolina, de forma regular mensalmente.

De 2015 a 2018 o projeto também desenvolveu ações paralelas em formato de mutirões em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV) e a ONG Norte americana OneSight nos municípios de Arcoverde, Salgueiro e Garanhuns, sedes das Regiões de Saúde. Desde sua implantação em 2012, o Projeto já realizou 111.667 consultas oftalmológicas e 71.412 óculos corretivos prescritos em todo o estado.


*AgênciaVOX de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: