Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

PREFEITURA

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

FATOS E FOTOS

VLV ADVOGADOS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO / PE
» » V GERES realiza capacitação para aumentar oferta do teste do pezinho na região


Aconteceu esta semana em Garanhuns (16 e 17/09), a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os municípios da V GERES, com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A Secretaria Municipal de Saúde foi parceira na realização, concedendo estrutura para os encontros.Aliás, é objetivo do município a implantação do teste em 100% de suas Unidades Básicas de Saúde. Em todos os municípios da regional a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada município.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do Teste do Pezinho. "Atualmente o Hospital Dom Moura é a referência regional para estes testes. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura".

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns: Telma Albuquerque (Gerência de Atenção Integral à Saúde da Criança e    Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal Biológica), Iêda Coutinho ( Responsável pela Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE) e Cristiane Lira Ferreira ( Biomédica da Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE). A coordenação local junto à V GERES foi de Edileide Ferro, técnica de referência Atenção à Saúde.

A capacitação propiciou aos 128 profissionais (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) receberam instruções sobre as doenças identificadas na triagem: Hipotireoidismo Congênito; Fenilcetonúria; Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística; Informação e orientação sobre a importância do teste do pezinho no pré-natal e puerpério.

A capacitação aconteceu nos dias 16 e 17/09/19, no auditório do CESMUC, sendo capacitados 128 profissionais das referidas categorias: enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: