DESTAQUES

Tecnologia do Blogger.

POLICIAL

PREFEITURA

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

FATOS E FOTOS

VLV ADVOGADOS

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

» » » » » Terceira rodada do Todos por Pernambuco segue com programação em Garanhuns

Seminário de construção coletiva de políticas públicas ouviu a população do Agreste Meridional.


GARANHUNS - O governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (05/09), a terceira rodada do Seminário Todos por Pernambuco, na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna, nesta cidade do Agreste Meridional. O ciclo de seminários regionais - que já percorreu todo o Sertão do Estado e esteve também na Região Metropolitana do Recife - é um instrumento de construção coletiva e prioritária para o planejamento da nova gestão estadual.

Vamos mandar agora em outubro uma lei à Assembleia Legislativa para analisar as propostas que estão sendo apresentadas ao longo do Todos por Pernambuco. Vamos trabalhar dessa forma, ouvindo as demandas da população, dos municípios e priorizando, dentro de um contexto tão difícil, vendo o que é possível tirar do papel, o que precisa sair mais rápido, o que pode avançar. Isso tudo para que a gente cumpra efetivamente os anseios da população pernambucana”, afirmou o governador.

Organizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a iniciativa - que já reuniu mais de 12 mil pessoas, de forma presencial, nos seminários realizados até agora - acontece a cada primeiro ano da gestão. Segundo o secretário da pasta, Alexandre Rebêlo, cada região tem uma particularidade que se reflete nas propostas da população.

Queremos ouvir as demandas que fazem sentido aqui no Agreste. Temos visto, nesse processo, que cada região de Pernambuco tem necessidades bem específicas. No Agreste Meridional, sabemos que tem uma questão muito específica voltada para as estradas, demandas ligadas também à produção de ovos e frangos, além da bacia leiteira. Entendemos essas diferenças nas demandas a partir do momento em que chegamos junto para ouvir a população”, argumentou Rebêlo.

Esta 4ª edição do seminário tem como novidade a participação da população também por meio, no site www.participa.pe.gov.br, que está no ar desde julho. Os participantes dos seminários podem sugerir suas propostas em uma ilha de computadores montada no local do evento. Como a professora Margarida Lima, de Águas Belas que participou e deixou sua proposta. “Minha sugestão é para melhorar a escola onde trabalho. Seria importante uma intérprete para pessoas surdas, porque temos alunos que precisam. Acho muito importante a atenção nessa questão da educação, principalmente o investimento na inclusão, ainda mais dos nossos alunos que têm deficiência auditiva”, comentou a professora.

Dentro da programação do seminário, o governador assinou a ordem de serviço para perfuração de três poços tubulares profundos na Bacia do Jatobá, localizada entre Ibimirim e Tupanatinga. Cerca de 215 mil habitantes dos municípios de Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati serão beneficiados com a obra, que terá um investimento de mais de R$ 1,7 milhão.

Paulo Câmara também assinou a ordem de serviço do Sistema Adutor do Agreste, Lote 5 – Ramal de São Bento do Una/Lajedo. Serão investidos R$ 48 milhões, entre serviços e materiais, para abastecer as casas de cerca de 53 mil habitantes. A tubulação, de 900 mm de diâmetro em ferro fundido totaliza uma extensão de quase 22 km.

Os primeiros seminários já totalizaram mais de 15,5 mil interações com a população – entre propostas apresentadas e apoio às propostas. Nesta sexta-feira (06), o Todos por Pernambuco acontece no Agreste Central, no município de Caruaru. A última rodada de seminários está prevista para 25, 26 e 27 de setembro, contemplando a Zona da Mata e o Agreste Setentrional.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: