Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

PREFEITURA

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

FATOS E FOTOS

VLV ADVOGADOS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO / PE
» » O Porquê dos nomes das Ruas, Praças, Avenidas e Localidades - Em breve, aqui.

Rua Monsenhor Marques - Centro.

   Os espaços que os seres humanos constroem também contam histórias.  Quem nasceu e viveu toda a vida na mesma rua pode notar as mudanças ocorridas nesse intervalo de tempo. Também pode perceber se alguns prédios, a iluminação ou o calçamento da rua foram modificados. O mesmo pode acontecer em ruas, praças ou avenidas por onde você passa com frequência.

Até cerca de 100 anos atrás, as ruas não eram asfaltadas, e somente aquelas consideradas mais importantes tinham calçamento.

Em alguns lugares, as ruas eram revestidas de pedra. Em outros, era comum o uso de seixos rolados (pedras arredondadas). A escolha do calçamento depende do material disponível nas proximidades.

O nome das ruas

No Brasil, existem ruas, praças, avenidas, largos, túneis e pontes que têm nome de personalidades do cenário político, religioso, científico e artístico, como Getúlio Vargas, José de Anchieta, padre Feijó, Santos Dumont, Castro Alves, Elis Regina.

Há também nomes de ruas que estão ligados a datas históricas, como Sete de Setembro, Quinze de Novembro, Treze de Maio e nomes de acontecimentos ou fatos como, por exemplo, Praça da República, Rua da Abolição, Ladeira da Constituição etc.

Muitos desses nomes se repetem em várias cidades do Brasil, pois homenageiam pessoas, acontecimentos ou datas importantes para a história do país. Outros nomes, ligados a personagens e acontecimentos locais, existem apenas em alguns bairros, algumas cidades ou alguns municípios.

Em Bom Conselho, assim como no restante do país, foram dados nomes a Ruas, Avenidas Praças e localidades, porém, quase que a totalidade dos munícipes desconhecem as razões da existência destes nomes e a história por trás de cada um. Por exemplo: Rua José do Amaral ou José Amaral? Qual o nome correto? Alguns falam: "José Amaral". Outros seguem o que diz a placa da referida Rua: "José do Amaral". E o que é mais importante, quem foi este personagem, o que ele fez para merecer o reconhecimento público com o seu nome dado a uma rua em nossa cidade. 

Em sendo assim, tomamos a liberdade de a partir de agora, informarmos dentro da possibilidade, o significado do nome de cada logradouro, Ruas, Praças, etç. Contamos para isso com a colaboração de amigos leitores, historiadores, jornalistas e conhecedores da nossa história. Em breve daremos início a este trabalho com material que será de grande proveito para o conhecimento da população.

E começaremos com a Praça Dantas Barreto.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: