Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

BOM CONSELHO

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

COLUNISTAS


ALEXANDRE TENÓRIO

PIÚTA

JOSENILDO BATISTA

VLV ADVOGADOS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO / PE
» » » » Coluna Ensaio Geral: As chuvas de Agosto e uma breve análise.


Amigo leitor, tivemos um mês de agosto muito bom de chuva, praticamente dentro da média histórica para este mês. A precipitação pluviométrica foi de 100 mm, enquanto no ano passado choveu apenas 23 mm - o total acumulado do ano de 2019 é de 586 mm. Infelizmente o total acumulado do ano é muito abaixo da média histórica para os 8 primeiros meses do ano, o certo era que tivéssemos uma precipitação de no mínimo 800 mm.

Vou explicar aqui como funciona realmente a questão das chuvas em nosso município:

Como nosso município é composto de 3 microrregiões, ou seja; agreste, sertão e mata - as precipitações pluviométricas não são iguais. A mata chove em media 40% a mais que o sertão, o agreste chove 20% a mais que o sertão. Vamos dar um exemplo: este ano choveu até agora aqui na cidade 586 mm (a cidade faz parte do agreste), esta mesma precipitação no sertão foi de 468 mm e na zona da mata foi de 703 mm. Isto que estou mostrando aos senhores leitores é uma média histórica do que acontece no nosso município, não são números exatos, pode haver uma variação de ano a ano, porém se vocês pegarem o que aconteceu nestes anos, ele vai dar uma média próxima disto que eu estou falando.

Até mesmo dentro de uma microrregião pode haver variação, dou como exemplo o sertão – a região da Serra de São Pedro chove muito menos que na região do Logradouro dos leões.
Um ano normal de chuva em nossa cidade ele é composto da seguinte forma – de janeiro a abril 300 mm de trovoada, de maio a setembro 700 mm de chuva de inverno – pode em novembro ou dezembro acontecer alguma trovoada, não é nada anormal - então um ano normal de chuvas, tem de haver uma precipitação pluviométrica entre 1000 e 1100 mm. Vamos ver como se comporta o mês de setembro.

 Um abraço.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: