Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

BOM CONSELHO

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

COLUNISTAS


ALEXANDRE TENÓRIO

PIÚTA

JOSENILDO BATISTA

VLV ADVOGADOS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO / PE
» » » » A importância da Psicologia na UPAE Garanhuns

Unidade de Saúde oferece consultas e sessões para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Na última terça-feira (27), foi comemorado o dia do psicólogo, profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas. Não é fácil, mas pelo que conhecemos destes profissionais, é motivo de realização poder atuar diretamente para que muita gente possa se entender melhor, mudar comportamentos e pensamentos que lhes prejudicam, afetando suas saúdes e a vida de muitos ao seu redor, principalmente da família.

A UPAE Garanhuns oferece atendimento em psicologia com duas profissionais, Mona Lizza Vasconcelos e Ingrid Leal, de segunda a sexta-feira. É bom lembrar que os serviços multiprofissionais na unidade de saúde são encaminhados pelos próprios médicos da casa, após consulta clínica e observada a necessidade de acompanhamento com estes profissionais. Além de psicólogos, a unidade oferece também consultas em Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia, e ainda sessões de fisioterapia.

Na UPAE Garanhuns é realizado o atendimento em psicologia clínica para diversos perfis de pacientes, de crianças a idosos, em sessões terapêuticas. A demanda é grande e há fila de espera, o que mostra também a vontade das pessoas em fazer psicoterapia. A psicóloga revela que a ansiedade é uma das maiores demandas em seu consultório, e é preocupante o número de pessoas com depressão, nas várias faixas etárias, crianças, adolescentes, adultos e idosos. "Temos casos de adolescentes que falam em suicídio, inclusive com tentativas. Hoje é comum as mutilações. Temos casos verificados pelos médicos e encaminhados aos psicólogos e outros que identificamos com as terapias."


A psicóloga, ainda falando sobre depressão, afirma que algumas pessoas chegam a ter vida social normal, indo a igreja, trabalho, escola, até a festas, mas que têm quadro depressivo, que encobrem no cotidiano, e que somente o olhar profissional pode identificar. "A doença psíquica não é visível, mas isto não significa que não existam, e é preciso que as pessoas, sejam elas os próprios pacientes ou familiares próximos, busquem os meios para atendimento profissional".

Em relação aos adolescentes, Mona Lizza aconselha as famílias observarem mudanças de comportamento, isolamento, ansiedade, entre outras situações. "Nos casos de automutilação, os adolescentes passam a usar vestimentas que escondam ferimentos, a exemplo de casacos e calças, mesmo em dias quentes de passeios."

A depressão nos idosos é muitas vezes relacionada à perda do prazer de viver, pela sensação de solidão. Crianças também merecem atenção especial, principalmente se apresentam tristeza, prostração, apatia, perda de interesse, agressividade, mudança de comportamento, … ”.

Em todos os casos, as pessoas devem ser encaminhadas aos Postos de Saúde mais próximos de suas residências.

Agência VOX de Notícias

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: