Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

PREFEITURA

CURSOS E CONCURSOS

ESPORTES

PERNAMBUCO

CIÊNCIA E SAÚDE

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

SERVIÇOS

TURISMO

COLUNA ENSAIO GERAL

COLUNA OPINIÃO

FATOS E FOTOS

VLV ADVOGADOS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO / PE
» » » Primeira fábrica com tecnologias da Indústria 4.0 é inaugurada em Salvador


A primeira fábrica com tecnologias da Indústria 4.0 - 4ª Revolução Industrial - no hemisfério sul foi inaugurada nesta quinta-feira, 1º, no Senai/Cimatec, localizado no bairro de Piatã, em Salvador. A iniciativa, que é uma parceira entre o órgão e a empresa multinacional McKinsey & Company, traz em uma estação de trabalho a integração de inovações avançadas do processo industrial brasileiro com a Fábrica Modelo, que existe desde 2015.

A novidade pretende atender a diversos setores da indústria em geral, com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas. “Com a Fábrica Modelo 4.0, esperamos incentivar o aumento da produtividade e competitividade da indústria brasileira por meio da digitalização, ao mesmo tempo em que preparamos os profissionais para lidar com os desafios dessas novas tecnologias”, diz Vijay Gosula, sócio sênior da McKinsey e líder do escritório de Salvador.

Em quatro anos de operação, mais de 1.500 pessoas já foram treinadas na Fábrica Modelo, entre profissionais da indústria e alunos do Senai. Com a inovação, os estagiários e especialistas da área poderão aprender por meio de um programa que inclui teoria e exercícios práticos em ambiente controlado.


Inovação e tecnologia nem sempre é sinônimo de mais gastos. O Coordenador Estadual de Indústria do Sebrae, Tércio Calmon, que também esteve presente no evento, destacou a importância possibilidade de implantar as tecnologias da Indústria 4.0 em pequenas indústrias. "Quando se fala em Indústria 4.0, a primeira coisa que vem na cabeça do empresário é a questão do alto custo, e isso se distancia da realidade do pequeno negócio. Mas através dessa nova metodologia, que é principalmente a implantação da manufatura enxuta dentro do ambiente fabril dos pequenos negócios, o Sebrae consegue subsidiar 70% das despesas através do programa Sebraetec."

"O mais importante desse processo é o ganho de produtividade, porque a indústria de hoje tem uma margem muito pequena de retorno financeiro, então não tem muito espaço para erros. A lean manufacturing e outras soluções de produtividade auxiliam as pequenas indústrias a se manterem no mercado, evitando a estatística de mortalidade das empresas que é muito grande, inclusive nas indústrias baianas", acrescenta Tércio Calmon.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: