Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

POLICIAL

ECONOMIA

EDUCAÇÃO

PREFEITURA

TECNOLOGIA

ESPORTES

SAÚDE

TURISMO

SERVIÇOS

COLUNISTAS

V-LINK PROVEDOR

RUA 13 DE MAIO,05 POR TRÁS DO SANTANDER EM BOM CONSELHO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM LAVADORAS

RUA PARAÍSO,52 -COHAB - BOM CONSELHO/PE. FONES:(87) 9.9638-9489(ZAP) / 9.8166-3600
» » » » » » Marketing político nas redes sociais: As melhores práticas

A internet já faz parte do dia-a-dia da população, e nada mais justo do que fazer desse cenário um canal de comunicação com o eleitorado. Usar as mídias sociais para política pode fazer a diferença nas estratégias marketing de mandato e no eleitoral. Acompanhe em nosso blog as práticas que precisam entrar para sua rotina de trabalho e de sua equipe.

O que é proibido
Alguns comportamentos não são permitidos pela Justiça Eleitoral no que diz respeito ao uso de mídias sociais por candidatos. O primeiro é que as campanhas só podem acontecer durante o período oficial. Fique atento às postagens e veja se o conteúdo não possui um pedido de votos.
Publicações que ataquem a honra de outro candidato, atribuições falsas de frases e montagens vexatórias também devem ficar de fora de suas ações, com risco de punição pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

Primeiros passos
Antes de entrar em cada uma das mídias sociais para política, existe um planejamento prévio que deve ser realizado. Nele você irá estabelecer todos os parâmetros necessários para que sua presença online seja eficaz e te faça colher frutos: seja em forma de votos ou prestígio por parte da população.

Construção de uma imagem
A primeira etapa no uso de mídias sociais para política é uma conscientização quanto a mensagem que aquele determinado político deseja passar para seu público, a sua imagem. Definir premissas vão te ajudar a arquitetar suas ações, e além disso, manter uma uniformidade.
Essa consonância é fundamental para passar toda a segurança que a população precisa. Um político que se apresenta de formas variáveis, não mantém uma unidade que é necessária para produzir no eleitorado um efeito de familiaridade e simpatia.

Definição de público-alvo
Sua mensagem precisa estar adequada a quem vai recebê-la. Por isso, você não pode abrir de fazer um estudo sobre o seu público-alvo. De nada adianta fazer publicações que não despertam o interesse de seu eleitorado.
O ideal é que você os identifique, e pense em estratégias para atingir os perfis que fazem parte dessa gama de pessoas que possuem contato com o político, ou quem seja relações em potencial.

Estratégia de conteúdo
É preciso estabelecer uma união de interesses, que irão culminar em um mesmo objetivo: a imagem que o político deseja transmitir com as demandas e pretensões do público que ele deseja atingir.
Balancear essa equação não é tarefa fácil, mas ela só é possível através da execução de estratégias de produção de conteúdo. Leve em conta ambos os fatores e chegue em denominador comum, que irá fazer com que o político, através de sua imagem, consiga atingir às expectativas do eleitorado.
Para produzir conteúdos relevantes, além de observar as questões de uniformidade de postura do político e de adequação ao público-alvo, é bom que você algumas conheça técnicas, como as de escrita. Elas vão te ajudar a manter o trabalho sempre com um alto nível de qualidade.

Mídias sociais
No universo digital a cada dia novas plataformas são criadas. Mas existem algumas em que o efeito positivo para estratégia de mídias sociais para política já estão mais que comprovados.
O objetivo desse post é focar nas práticas que serão desenvolvidas nesses ambientes, por isso, vamos dar uma breve repassada no exemplos de sites e/ou aplicativos que podem te fazer bem sucedido:
  • Facebook: a rede com mais usuários no mundo dá a possibilidade de se publicar os mais variados tipo de conteúdo;
  • Snapchat: vídeos curtos e fotos que ficam disponibilizados por 24 horas na plataforma;
  • Twitter: textos curtos, de até 140 caracteres, possibilidade interação aumentada.
  • Instagram: publicação de fotos e vídeos e uso de hashtags são as marcar registradas desse aplicativo.
  • LinkedIn: rede profissional, realize discussões relevantes e tenha prestígio.
  • Youtube: rede social de vídeos.
  • Blog: produza conteúdos ricos e ganhe autoridade.
Até o ano passado, o uso de propaganda paga nas redes era proibido. As seções de Ads nessas plataformas permitem que você impulsione publicações ou crie anúncios patrocinados. Essa prática passou a ser permitida para as eleições de 2018, porém apenas no momento da disputa eleitoral, a partir de 15 de agosto. Antes disso é considerada propaganda antecipada, o partido, candidato ou coligação que ralizar esse tipo de ação antes do momento é penalizado.
Quando o político estiver fora dessa etapa, pode utilizar esse recurso, com a condição de não produzir posts que estejam pedindo voto aos eleitores.

Práticas
Algumas práticas são fundamentais para o sucesso de suas estratégias de mídias sociais para políticos. Estar presente nas redes não é o suficiente, é preciso ter uma presença que faça a diferença na imagem do político e no relacionamento com o eleitor. Acompanhe a nossa seleção e não deixe de colocar em prática.

Interação com o eleitor
A população precisa se sentir parte tanto dos mandatos quanto das campanhas, e por isso, a interação é um fator determinante para o sucesso de um político. Se abra para receber opiniões, para conversar, etc. Ouça o que as pessoas têm a dizer, a percepção delas pode colaborar muito para que você tenha visões mais amplas sobre a sociedade.
Além de acrescentar na formação de sua estratégias e da percepção, que irá, com toda certeza, influir em planos de governo e de candidatura, esse jogo com os usuários pode trazer outros benefícios.  

Promova engajamento
Os eleitores precisam estar convencidos de suas propostas, o alinhamento dos discursos faz com que eles sejam capazes de serem sujeitos que repliquem os ideais do político. Crie conteúdos que promovam engajamento e instiguem os usuários, tudo em busca da formação de uma militância digital que pode fazer as estratégias de mídias sociais para política irem além.

Frequência
É importante ter uma presença ativa nas redes sociais, planeje suas ações de modo que você consiga produzir conteúdos recorrentes em cada uma das mídias. Para te ajudar, você pode criar um calendário editorial. Ele irá auxiliar na organização de suas ações em temas, plataformas, horários e dias de postagem. Não deixe de adotar esse recurso, ele é muito importante!

Mensuração
Você precisa ter noção de como você e sua equipe estão se saindo em suas atividades. Monitore como cada postagem é recebida pelo seu público-alvo, o número de reações, compartilhamentos e comentários. Saiba se o número de curtidores/seguidores está crescendo. Todas esses critérios são capazes de dizer se suas ações estão de fato atingindo seus eleitores.

Gestão de crise
É preciso saber contornar situações adversas. As mídias sociais são um terreno muito interessante para sua estratégias, mas que às vezes pode se apresentar de forma arenosa, e é aí que você precisa criar ferramentas para realizar a gestão de crise.
Não exclua comentários, esteja sempre pronto para responder e fazer daquele canal um espaço aberto para as mais diversas opiniões. Deixar de fazer isso mostra que você não tem jogo de cintura, e faz com que os eleitores fiquem com o pé atrás.
Essas foram as dicas que selecionamos para aprimorar as suas práticas de mídias sociais para política. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Se sim, continue nos acompanhando, assine nossa newsletter e saiba quando postamos algo novo. Até a próxima!

Por: Larissa Maciel
Publicitária e especialista em marketing político.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga