Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

VÍDEOS DO YOUTUBE

POLICIAL

DIVERSOS

SAÚDE

ECONOMIA

ESPORTES

NOVIDADES

EDUCAÇÃO

COLUNISTAS

Água Lucinda
JB Eletrônica
» » FUNASE FORMA NOVAS TURMAS DE AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA


Em um auditório lotado, 17 adolescentes e jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina receberam os certificados de conclusão do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) por meio de uma parceria histórica com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Eles fizeram parte da 11ª e 12ª turmas da formação profissionalizante, que, desde 2013, já contemplou 130 socioeducandos. Com a conclusão das aulas, o grupo está habilitado para atuar em áreas da agricultura, zootecnia e agroindústria, diretamente vinculadas às atividades econômicas da região.

O curso abrangeu o manejo da fruticultura irrigada, caprinos, ovinos, suínos, bovinos e aves, trabalhos em hortas orgânicas e convencionais, além de manufatura de produtos. As aulas aconteceram no Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE. A certificação ocorreu no auditório Andras Lakatos, da instituição. O momento foi marcado por discursos de agradecimento, como o do ex-socioeducando Rinardley Irwington, de 19 anos, que já teve atendimentos no Case e na Casa de Semiliberdade (Casem) Petrolina e, agora, escreve uma história nova. No primeiro semestre deste ano, ele foi aprovado no curso técnico de Zootecnia e, mais recentemente, no vestibular de Licenciatura em Música, ambos ofertados pelo IF Sertão-PE.

Outro discurso emocionado foi o do aluno M.E.S, de 17 anos, que ainda está no Case Petrolina e é um dos concluintes do curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. “Agradecemos a oportunidade e a confiança de podermos terminar este curso. Vocês acreditaram em todos nós quando mais ninguém acreditava. Por mais que nossas atitudes tenham sido erradas no passado, nós estamos aqui mostrando que nada na vida acontece por acaso e que tudo tem um sentido”, destacou. A solenidade contou com a participação de funcionários do Case e de familiares dos socioeducandos.


A coordenadora técnica do Case Petrolina, Marineide Barbosa, ressaltou que chegar à 12ª turma do curso é um indicativo de como a união de forças entre as instituições envolvidas tem sido exitosa. “Essa é uma parceria pioneira no Estado de Pernambuco e que já vem contemplando mais de 100 socioeducandos. Não à toa, é um momento de muita emoção e alegria a entrega dos certificados, ver os depoimentos dos alunos que participaram e do jovem Rinardley, com sua fala sobre mudança de vida e autoestima para os demais”, afirmou.

  
Imagens: Divulgação/Funase

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: