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» » » » Consumidoras e salões de beleza se ajustam para driblar a crise


Mesmo em tempos de crise, o número de visitantes na Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor, realizada em Pernambuco, não parou de crescer ano a ano. A explicação está no estudo “Estilos de Vida do Consumidor Brasileiro”, feito pela Mintel, multinacional britânica de pesquisas de mercado, apontando que, em época de crise, as pessoas tendem a cuidar mais de si mesmas e com mais frequência a fim de aumentar a autoestima.
Além disso, em virtude da queda da renda provocada pela desaceleração da economia, tanto as consumidoras, que consideram como essenciais os cuidados pessoais, como os salões de beleza, que necessitam se manter em atividade, vão em busca de alternativas para adquirir produtos de qualidade por melhores preços na Feira da Beleza que, este ano, acontecerá de 4 a 6 de agosto, no Centro de Convenções.

Para atender a necessidade de cuidar da autoestima em meio a recessão econômica, as mulheres também buscam alternativas como reduzir a frequência da ida aos salões ou procurar profissionais que oferecem os mesmos serviços por um preço mais em conta. Outra opção é passar a realizar em casa procedimentos como fazer a unha e pintar o cabelo.
Já os Salões de Beleza, além de procurar adquirir produtos por preços mais baixos, investem na criatividade para driblar a crise e manter a saúde financeira da empresa. Segundo especialistas, é essencial para o salão criar um diferencial que vai desde o oferecimento de novos serviços a um atendimento que conquiste os clientes não só pela qualidade, mas também pela cordialidade.

Outra alternativa é realizar promoções com descontos, desde que não prejudique a saúde financeira da empresa. Podem ser dados descontos a clientes que consumirem um volume maior de serviços numa única visita. Outra opção é oferecer promoções personalizadas para os hábitos de consumo de cada cliente, premiando a fidelidade e a recorrência nas visitas.
Outra forma de cativar os clientes é oferecer formas de pagamento flexíveis, como cartão de crédito, pagamento online e parcelamentos.


Mauro Gomes
Jornalista


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