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5 dicas para selecionar novos vendedores

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Atualmente, encontrar novos profissionais tornou-se uma tarefa difícil para os gestores de vendas. A profissão de vendedor ainda é desvalorizada por alguns e são poucas as pessoas que levam em conta o fato de que esse setor é o responsável pela maior parte dos lucros de uma empresa.
Diante desse cenário, como selecionar novos vendedores? Como identificar profissionais talentosos? É importante que as companhias fiquem atentas às possibilidades que os próprios funcionários podem oferecer, e, também, enxerguem novas oportunidades no mercado de trabalho.
É necessário buscar pessoas que tenham a capacidade de ir além do atendimento reativo, possuam um conhecimento técnico e repertório para conduzir uma negociação de acordo com as necessidades de cada cliente. Para alcançar profissionais deste nível, trouxe cinco dicas para serem utilizadas durante uma seleção:
1. Observe se o candidato é capaz de entender o cliente, se possui empatia – ele deve conseguir descobrir as necessidades e aproveitar estes detalhes para criar oportunidades de venda;
2. O futuro vendedor deve saber identificar os motivadores de compra do comprador – alguém que saiba investir na abordagem personalizada e certeira, oferecendo algo que realmente faça a diferença e supra as necessidades do cliente;
3. Existem algumas características imprescindíveis para um profissional alcançar o sucesso na carreira. É necessário ser disciplinado, comunicativo, criativo – é o profissional que procura se aprimorar profissionalmente, que possui uma boa articulação de ideias, sendo capaz de criar situações para oferecer o produto de uma maneira diferenciada;
4. Procure vendedores já preparados, que tenham atuado na concorrência – experiência é importante, a pessoa já possui o conhecimento que precisa, sendo necessário apenas uma adaptação ao estilo ou método da nova empresa;
5. Invista em projetos de capacitação dentro da empresa, que avalie e treine funcionários com talento para a função – aproveitar recursos internos é uma ação muito positiva, cria uma nova motivação para os colaboradores, faz com que se sintam valorizados.

**Mário Rodrigues diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)

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