Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A INFLUÊNCIA DA REDE GLOBO

Publicado

dia:

globo_2000_clear-6440701

Com certeza você conhece a Rede Globo de Televisão; e provavelmente já ouviu alguém falar sobre “o poder da Globo”. Mas que poder é esse? Ele existe de fato? Como uma emissora pode influenciar seus concorrentes, outros veículos de comunicação e a sociedade brasileira? Para aprofundar nesse assunto, selecionamos um dos maiores produtos da televisão brasileira: a telenovela.
No assunto teledramaturgia a Rede Globo é referencia nacional e internacional. Grande parte da tão falada influência do canal vem da transmissão de histórias ficcionais. Atualmente, as novelas brasileiras têm reconhecimento acadêmico como objeto de estudo sobre a cultura e a sociedade contemporânea do Brasil.
Levantamentos de dados feitos no centro de documentação do Núcleo de Pesquisa de Telenovela, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo mostram um crescente interesse por novelas por meio de dissertações de mestrado e teses de doutorado.
A determinação de horário é um dos primeiros quesitos em que se pode observar essa relação. “O telespectador adquiriu o hábito de todo dia, numa determinada hora, assistir ao mesmo programa. O horário da novela é uma instituição da TV brasileira e costuma determinar a hora do jantar e até de dormir,” diz Maria Immacolata Vassalo de Lopes, professora Livre-Docente no Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP.
A especialista afirma que as classes populares têm o costume de dormir “depois da novela das oito”, que ainda é assim chamada apesar de ir ao ar às nove, de assistiram ao Jornal Nacional e de marcarem compromissos noturnos para “depois da novela”. Com o tempo a programação da Rede Globo acabou refletindo nas outras emissoras que adotaram mesmo padrão.
A lógica estipulada pela Globo de combinar noticia, drama, ficção e realidade tornou-se clássica. As produções de teledramaturgia da Rede Globo se contrapuseram ao estilo mexicano, também chamado de fantasioso. O estilo anterior se distanciava de comentários sociais e políticos e negava a presença do humor. As produções da emissora trouxeram um formato que buscava ser mais realista.
As telenovelas brasileiras são praticamente todas produzidas pela Rede Globo e, com exploração de temas contemporâneos, tornaram-se “um dos mais importantes e amplos espaços de problematização do Brasil, das intimidades privadas às políticas públicas”, afirma Maria Immaculata.
Questões como reforma agrária, especulação imobiliária, corrupção, racismo, doação de órgãos, inseminação artificial, destruição do meio ambiente, homofobia, violência ganharam as telas e através delas geraram grandes discussões acerca dos assuntos. Quando alguma temática chega à telenovela ela se mistura à trajetória dos personagens e recebem atenção de todo o Brasil. “A novela é tão vista quanto falada”, diz a especialista, “a força e a repercussão da novela mobilizam cotidianamente uma verdadeira rede de comunicação, através da qual se dá a circulação dos seus sentidos e provocam a discussão e a polêmica nacional”.
A relação da Rede Globo de Televisão com a sociedade e cultura brasileira é mais complexa do que parece e não se pode negar que ela exista. Não necessariamente isso pode ser traduzido como forma de manipulação ou algo negativo. O “poder da Rede Globo”, como muitos gostam de chamar, pode ser entendido como uma forte presença no cotidiano das pessoas. É o poder chamar atenção de milhões de brasileiros para alguns assuntos ou temas.

 Da: Factoagencia
Texto por Patrícia Carvalho
Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visita

Siga o JB no Facebook

JB NO YOUTUBE

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

Apresentação vCardPRO Digital

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 955 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS