Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

VÍDEOS DO YOUTUBE

POLICIAL

DIVERSOS

SAÚDE

ECONOMIA

ESPORTES

NOVIDADES

EDUCAÇÃO

COLUNISTAS

Água Lucinda
JB Eletrônica
» » » COLUNA CULTURA POPULAR: Coluna angular da Matriz da Sagrada Família (Bom Conselho Pernambuco)


*POR VITOR GOMES

Edificada por mãos de escravos africanos, feita em taipa colonial, composta de pedras e tijolos irregulares, e fixadas com uma mistura de argila e calcário batida em pilão chamada de caliça. Às vezes se misturava gordura de baleia.

As construções colônias são chamadas limitadamente: "Arquitetura portuguesa", no entanto advogo a titulação de "arquitetura mestiça", pois as técnicas de edificação e a mão de obra eram africanas. Os escravos construtores tinham toda uma tradição herdada desde as pirâmides do Egito até os castelos e mesquitas dos Reinos africanos.

Conforme diz Gilberto Freyre: os portugueses incentivavam vários feriados e dias de folga com a intenção de que os escravos africanos os ensinassem a cultura (e engenharia) africana. Na Matriz de Papa Caça esta mestiçagem está acrescentada da estética italiana, pois os Freis italianos Caetano (tio e sobrinho) e Cassiano, orientaram a ampliação da igreja. Na Matriz de nossa terra temos uma obra mestiça como nosso povo, influenciada pelas estéticas africana, portuguesa e italiana.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: