Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

TV WEB JB NOTÍCIAS

POLICIAL

DIVERSOS

SAÚDE

EVENTOS

ESPORTES

NOVIDADES

EDUCAÇÃO

ELEIÇÕES 2018

PREFEITURA

» »Unlabelled » BARRAGEM DO BÁLSAMO PASSA A ABASTECER MAIS DUAS CIDADES DE ALAGOAS EM REGIME EMERGENCIAL


As cidades de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão, na região Serrana de Alagoas, já estão sendo beneficiadas por um novo sistema de abastecimento que capta água na barragem do Bálsamo, situada em Palmeira dos Índios, na divisa entre Alagoas e Pernambuco. O novo sistema, construído pelo Governo do Estado, começou a operar de forma compartilhada há cerca de 30 dias e garante água de forma constante para as duas cidades.

Nos primeiros 90 dias de operação, no entanto, são feitos testes, identificadas as deficiências e discutidas melhorias. Foi com essa intenção que o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, esteve na Câmara de Vereadores de Estrela de Alagoas para explicar o processo de implantação. Falcão estava acompanhado de gestores e técnicos da empresa Telesil – empresa responsável pela obra, além de membros da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A pasta coordenou o trabalho de implantação do novo sistema.

Na Câmara, foram sugeridas melhorias para a captação de água bruta para a estação de tratamento de água (ETA), para a estação elevatória (EE) e para o sistema elétrico. Em seguida, todos fizeram uma visita à barragem do Bálsamo. As melhorias deverão ser efetuadas ao longo dos próximos 60 dias.


As obras já realizadas incluíram, além da estação de captação, a instalação de 11km de adutora, numa interligação com a adutora antiga que trazia água bruta da barragem de Limeira, e melhorias na ETA de Estrela de Alagoas, que atende também Minador do Negrão. O investimento foi da ordem de R$ 15 milhões.

Após passar por tratamento, a água do novo sistema beneficia 1.619 ligações em Estrela de Alagoas e 544 em Minador do Negrão, atendendo ao todo cerca de 20 mil pessoas. A captação de água para a cidade de Bom Conselho, no agreste de Pernambuco e que faz divisa com o Estado de Alagoas via Palmeira dos Índios e Quebrângulo, também é feita por meio desta barragem. No momento, essa é a única fonte de abastecimento para essa região e para estas cidades. Vamos pedir a Deus que venham as chuvas e melhore a situação hídrica pelo menos aumentando a capacidade deste reservatório. Caso contrário, não vai ter água pra todo mundo! 

*Com informações: Agência Alagoas/ blog Adriano notícias  

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: