Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

TV WEB JB NOTÍCIAS

POLICIAL

DIVERSOS

SAÚDE

EVENTOS

ESPORTES

NOVIDADES

EDUCAÇÃO

ELEIÇÕES 2018

PREFEITURA

» »Unlabelled »
BOM CONSELHO COMEMORA SEUS 124 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

PARTE 4


DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO

A freguesia de Papacaça teve sua elevação á categoria de Vila a 30 de abril de 1860, por força da lei provincial Nº476 (ocasião em que passou a denominar-se, Bom Conselho, em função daquela invocação conferida ao colégio) cuja instalação se deu no dia 06 de fevereiro de 1861.

A paróquia contava já em 1840, com quase três mil e quinhentos habitantes, o que bem diz doo seu progresso inicial. Quatro anos após (1844), um levantamento efetuado em sua circunscrição distrital, acusava um total de 1827 fogos, ou seja, uma população em torno de 9.000 almas.

Esse crescimento inicial provocou a construção pelo missionário capuchinho Frei Caetano de Messina, de um Colégio para recolhimento e educação de crianças órfãs e desvalidas. Esse vasto colégio com capacidade para 200 crianças, foi erguido em alvenaria, com dois pavimentos ladeando uma bela Igreja sob a invocação de N. Senhora do Bom conselho, cuja inauguração ocorreu no dia 24 de abril de 1835.


A criação da Comarca provocou polêmicas e requerimentos por parte da Câmara de Buíque, por quanto se pretendia incorporar a freguesia das Aguas Belas, termo daquela Comarca, com o que não concordavam os conselheiros municipais de Buique.

De qualquer forma, entretanto, a 07 de junho de 1872, a lei provincial Nº1057 criou a Comarca de Bom Conselho, tendo sido seu primeiro Juiz de Direito, o Dr. João Vieira de Araújo. Sua emancipação somente veio a ocorrer no dia 03 de Agosto de 1892, por dispositivo da lei provincial Nº52 que o constituiu Município autônomo. Seu primeiro governo municipal foi empossado no dia 28 de Dezembro do mesmo ano, com os seguintes figurantes:

PREFEITO: Coronel Augusto Martiniano Soares Villela;
SUB-PREFEITO: Francisco Tixeira de Macedo;
CONSELHEIROS MUNICIPAIS: Tenênte Cândido Carlos da Costa Vilela, Antônio Ildefonso da Silva Amaral, Capitão Tude Pinto Crespo, Joaquim Vieira de Souza e o Tenente João Tenório Mascarenhas.

Sua elevação á categoria de Cidade somente veio a ocorrerem 1898 por força da Lei Nº 309 do dia 07 de junho daquele ano. No começo, o município de Bom Conselho era um simples Distrito das Correntes, criadoa 12 de Junho de 1837 pela Lei Provincial Nº45. Já em 1911 o município contava com três distritos: O da Sede, o de Taquari, e o da Prata. 

Atualmente, após desmembramentos e incorporações, o município conta com Cinco Distritos: BARRA DO BREJO, CALDEIRÕES, LOGRADOURO DOS LEÕES, LAGOA DE SÃO JOSÉ E RAINHA ISABEL.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: