ASTROTUR informa aos seus passageiros que já está em pleno funcionamento os novos horários que atenderão ao festival de inverno de Garanhuns com ônibus saindo da rodoviária de Bom Conselho às 18:40hs com retorno às 05:30hs da manhã. Na compra da sua passagem ida e volta você recebe um desconto promocional e só paga 16,00 reais..... Para quem é estudante, apresentando a carteirinha nacional paga apenas 4.50 ( por passagem para Garanhuns).

TRIBUNA LIVRE: Edjasme Tavares... O DIÁCONO


José Roberto Pereira

Entre os 12 e 18 anos fui um agregado dos padres do SCJ (Sagrado Coração de Jesus). Ordem fundada por Padre Denhon tendo a finalidade de fundar colégios educando a sociedade. Em Palmeira dos Índios morei no Colégio Pio XII, fundado pelo saudoso Padre Paulo Dimas Gomes de Brito, estudando o colegial. Em 1967 fui morar e estudar o científico no Colégio São João lá na Rua Benfica no Recife. Toda minha formação devo a estes padres, principalmente ao padre Dimas e o Holandês Padre Ludujero que moravam no Colégio Pio XII e era pároco em Quebrangulo sendo, assim como Pe. Alfredo, um defensor dos índios xucurus. O Pe. Ludujero serviu na resistência holandesa contra o nazismo e tinha um defeito no pé proveniente de um tiro das forças nazistas. O Pe. Ludujero rezava uma missa em latim que demorava em torno de 20 minutos.
Ao Pe. Dimas devo todo o meu estudo e grande amizade. Por falar a verdade em seus sermões dominicais foi ameaçado de morte e teve que deixar sua querida Palmeira. Na época, décadas de 50 e 60 do século passado o SCJ, possuía com prédios próprios o Colégio Pio XII em Palmeira dos Índios, Seminário de Água preta, no Recife, o Colégio São João, um Seminário na Várzea, um Seminário em Camaragibe, outro em Pau D’alho onde hoje funciona a escola de oficiais da polícia. No Colégio São João fui amigo e vizinho de quarto do Pe. Holandês Francisco Hassem. Era um teólogo, e todo processo de qualquer padre que deixava a batina tinha que passar pelo Pe. Hassem.
Na minha época de colégio, o modo de interpretar o catolicismo da igreja católica holandesa e da igreja católica brasileira era bem diferente. Vamos dizer que a holandesa era mais liberal e a brasileira conservadora. Na própria ordem havia uma disputa de poder e ideias muito grande entre liberais (linha do Dom Helder) e conservadores. O Concílio Vaticano II do extraordinário Papa João XXIII foi uma vitória dos liberais. O padre Hassem já questionava o celibato, sendo a favor do casamento e era um grande teólogo e professor da católica. Entre o final da década de 60 e a década de 70, a Igreja Católica perdeu muitos padres para o casamento, os quais se continuassem como padres ainda hoje estariam prestando um grande serviço à nossa igreja.
Aqui perto temos o exemplo do meu grande amigo e ex-pároco de Palmeira dos Índios o Pe. Odilon Amado dos Santos. O Pe. Odilon foi o primeiro diretor do colégio Humberto Mendes. Apaixonou-se por uma aluna, casou-se (liberação rápida do Pe. Hassem).
O Pe. Odilon, com sua esposa, deixou uma filha.
Ficando viúvo o Pe. Odilon e com aval do Vaticano voltou a ser padre e pároco de Palmeira. Digo isto porque o nosso amigo Edjasme Tavares tem todas as qualificações morais e espirituais para ser um extraordinário Padre casado, no entanto, chegou ao diaconato, maior cargo do leigo na Igreja Católica. Não existe nada na Santa Bíblia Sagrada que proíba o sacerdote ou pastor de casar.
Nos Evangelhos Apócrifos (que não são reconhecidos pela igreja católica) afirmam o casamento entre Jesus com Maria Madalena, deixando a geração Carolíngia da qual os Cavaleiros Templários eram os responsáveis. Quem proibiu o padre de casar foi a igreja de Roma, a mando do Santo Padre no início da idade média.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao amigo Edjasme Tavares a defesa que fez do Turismo de Bom Conselho e esta nova maneira de qualidade de vida que é o Privê Ecológico Morada da Coruja.
Agradecer ao Luiz Clério que me emprestou para ler o livro Meus Dois Mundos do Edjasme Tavares.
É um livro que você lê de um fôlego só e tem o cheiro de terra molhada da nossa querida Bom Conselho.

TRIBUNA LIVRE: Edjasme Tavares... O DIÁCONO TRIBUNA LIVRE: Edjasme Tavares... O DIÁCONO Reviewed by Josenildo Batista on quarta-feira, julho 04, 2018 Rating: 5

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIAS © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.