Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

TV WEB JB NOTÍCIAS

POLICIAL

DIVERSOS

SAÚDE

EVENTOS

ESPORTES

NOVIDADES

EDUCAÇÃO

POLÍTICA

PREFEITURA

» » » FALANDO UM POUCO SOBRE O DISTRITO DE BARRA DO BREJO


*Por Vitor Gomes

Por Volta de 1860 a região era uma fazenda chamada: Desembocadura do Pântano, de posse do Coronel Francisco Timóteo. O nome deriva do encontro das águas do Rio Papacaça, Caboje e Córrego Riacho Fundo, que desbocam no rio Paraíba formando uma espécie de pântano ou brejo. Posteriormente o Coronel decide mudar o nome da localidade para Barra do Brejo, onde os moradores aprovam por aclamação a nova denominação.

Em 1870 o Coronel vai para a cidade de Penedo - AL, onde compra uma imagem de Santa Quitéria, para a pequena capela já existente na comunidade. O Coronel acha a pequena capela não digna para a nova imagem, e em mutirão decide fazer uma nova igreja, com o apoio dos colonos e das lideranças de José Barbosa e Antônio Inácio, que foi terminada em 1873.
Segundo dados do IBGE "Pela lei municipal nº 234, de 24-03-1958, é criado o distrito de Barra do Brejo.” Nos anos 80 e em 2010 o distrito padeceu com enchentes.
No aspecto religioso a comunidade é muito fervorosa, visto que desde sua origem, a fé Católica guia seu contexto social. Atualmente merece destaque a Festa da Padroeira, realizada em fevereiro, atividades quaresmais, Páscoa, mês Mariano, Missas, encontros de pastorais, movimentos e serviços, festa de Santa Luzia ( feita em Dezembro), festas natalinas e outras atividades .
Referencias bibliográficas:

IBGE: "Folguedos proas e Crônicas, de José Cândido S.Filho -Santo André-SP - 2000

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: