Tecnologia do Blogger.

DESTAQUES

TV WEB JB NOTÍCIAS

POLICIAL

CULTURA

SAÚDE

EVENTOS

ESPORTES

EMPREGOS

EDUCAÇÃO

POLÍTICA

PREFEITURA

» » » O JB NOTÍCIAS PARABENIZA A TODAS AS MULHERES


O Dia Internacional da Mulher foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1977 para lembrar as conquistas sociais, econômicas e políticas das mulheres. Muito antes, no entanto, essa batalha por igualdade teve outros marcos, anteriores até mesmo à morte das 130 operárias no incêndio de uma tecelagem nova-iorquina, em 1911, que marcou as lutas feministas no século XX. As organizações feministas já eram bastante atuantes desde meados do século XIX.

Tinham como principais bandeiras a redução da jornada de trabalho e o direito ao voto, até então exclusivo dos homens. Em 1908, 1500 mulheres saíram às ruas de Nova Iorque num protesto por igualdade econômica e política. No ano seguinte, o protesto ganhou mais repercussão. No dia 28 de fevereiro, operárias de tecelagens saíram em greve e paralisaram mais de 500 fábricas. O Partido Socialista norte-americano instituiu o dia como o primeiro dia das mulheres de que se tem notícia.

Anos mais tarde, na Rússia ainda czarista, 90 mil mulheres foram às ruas protestar contra a decisão do czar Nicolau II de ingressar na Primeira Guerra Mundial. Os protestos femininos, aliás, foram o estopim da Revolução Russa, que levou à queda do czarismo e à ascensão do socialismo. No Brasil, só em 1932 a Constituição assegurou o voto feminino. Em 1985, o Brasil ganhou sua primeira delegacia da mulher. Há, sem dúvida, muito por fazer. As mulheres ainda ganham menos que os homens, estão menos presentes em cargos de liderança, exercem a dupla jornada e, em 2018, ainda são figuras raras no primeiro escalão do Governo Federal.

crédito imagem: @fotolia czarny_bez 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Próximo
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre essa matéria: