Agora estamos tornando nosso site mais acessível através do áudio. Desejamos que você leitor goste da novidade, pois estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossos serviços. Ao clicar na barra de áudio escrito “ouça este conteúdo” ouvirá na íntegra o texto da matéria desejada.

Pesquisa aponta erros no nome de batismo e data de nascimento de padre Cícero


Padre Cícero, considerado santo popular no interior do Ceará, não nasceu em 24 de março de 1844. E nome de batismo dele nem é precisamente Cícero Romão Batista, como se acredita. As revelações foram feitas pelos pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro, a partir de documentos digitalizados do santo popular.

O documento está registrado no livro de batismo da paróquia de Nossa Senhora da Penha, no Crato, na região Cariri cearense. Conforme Walker, já havia suspeitas sobre a verdadeira data de nascimento, que agora foi "comprovada" com um documento oficial.

Nós conseguimos a cópia de um documento original, que é o batistério do padre Cícero. Até então a gente sabia que padre Cícero havia nascido em 23 de março apenas por transcrição de livros; mas agora não, nós temos a cópia de um documento oficial.

Ainda segundo os pesquisadores, o documento original não permite um estudo claro do texto. A partir da digitalização, Walker e Casimiro realizaram um estudo aprofundado da caligrafia e descobriram as falhas.

O padre nasceu na verdade um dia antes, em 23 de março, e dois de seus sobrenomes tiveram a ordem invertida por opção própria do pároco, sendo o real nome de batismo Cícero Batista Romão, e não Cícero Romão Batista.

A próxima etapa do estudo da dupla é investigar por que Cícero utilizou, ao longo de toda a vida, a data de aniversário diferente do dia registrado em sua certidão. "Isso ainda é um mistério", diz Daniel Walker.


O que muda com a descoberta?


A data de nascimento do padre faz parte do calendário de Juazeiro do Norte, cidade fundada pelo próprio Cícero, que também foi o primeiro prefeito do município.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte já se reuniu para decidir se reconhece a nova data como o dia oficial do nascimento do santo popular; caso haja a mudança, o feriado na cidade passa de 24 para 23 de março.

O nascimento de padre Cícero, assim como a data da morte, gera grandes romarias e lota as igrejas da cidade para lembrar os milagres do santo popular. Conforme os historiadores, a data de nascimento do padre deve ser reconhecida pelos fiéis aos poucos.

Reconciliação

Em dezembro de 2015 o Vaticano concedeu o perdão ao padre Cícero Romão Batista e cancelou as punições da Igreja Católica impostas a ele. Com a reconciliação, não há mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do Ceará seja reabilitado, beatificado ou canonizado.

Padre Cícero morreu sem conciliação com a igreja católico após o caso conhecido como "milagre da hóstia", no final do século XX. Segundo a crença popular, a hóstia dada por padre Cícero virou sangue na boca de uma beata e ele passou a ser considerado santo pelos fiéis.

Em carta enviada em dezembro de 2015 à Diocese do Crato, no sul do Ceará, o secretário do Vaticano Pietro Parolin afirma que "é inegável que o Padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo e, por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo".


Fonte: G1 CE
Pesquisa aponta erros no nome de batismo e data de nascimento de padre Cícero Pesquisa aponta erros no nome de batismo e data de nascimento de padre Cícero Reviewed by Josenildo Batista on quinta-feira, janeiro 11, 2018 Rating: 5

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIAS © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.