FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE BOM CONSELHO - QUE FESTA?

Foto meramente ilustrativa ( não temos infelizmente fotos da época áurea desta festa)

Hoje 20/01 é feriado municipal e religioso na cidade de Bom Conselho. O comércio se encontra em sua maioria completamente fechado, porém, ainda se podem encontrar alguns estabelecimentos abertos.

A tradicional “Festa de São Sebastião” de Bom Conselho já foi considerada em décadas passadas como ‘uma das maiores festas religiosas’ não somente da cidade, mas também da região. Mas para entendermos sua grandeza, tomemos como exemplo, as festas de final de ano em Bom Conselho. Estas eram famosas pela sua estrutura e dimensão. Apenas para efeito comparativo, em dia de festa de natal e ano novo, a praça D. Pedro II ficava superlotada de gente de todos os lugares, sítios e distritos, cujo espaço físico para locomoção podia chegar a menos de um metro quadrado. Isto é, o espaço para se movimentar livremente era de menos de um metro quadrado por pessoa.

Os parques ficavam instalados ao lado da Igreja matriz, (onde fica o fórum), e do outro lado da igreja ficavam as famosas barraquinhas (botequins) que circulavam as dependências do posto rodoviário, enquanto que as barracas de jogos ocupavam os espaços ao lado da Praça. Mesmo apesar da grandeza destas duas festas (Natal e ano novo), não eram páreo para a festa de São Sebastião na Avenida Agamenom Magalhães, a famosa Rua do Corredor, isto porque, além do fato de manter os mesmos brinquedos das duas festas de fim de ano, a festa de São Sebastião conseguia contar com uma quantidade ainda maior de pessoas.


Neste local ficavam os parques de diversões. Hoje uma rua deserta.
A festa do Corredor como assim era conhecida, começava nas imediações da ponte, onde hoje existe um posto de combustíveis, e se estendia até depois da referida Igreja. Mas, não era só isso. A Rua Agamenom Magalhães - rua do corredor, ainda não comportava todo o aparato que a festa requeria. Ainda ocupava a rua de trás da Igreja São Sebastião e as laterais de acesso, ao lado da igreja.


Na rua de trás da Igreja, a rua são Sebastião, ficavam os barcos e carrocel de seu Antonio Gonga e as barracas de Jogos. Dos lados da Igreja, ficavam os 'botiquins', que nada mais eram que barraquinhas envoltas em lonas, que mais pareciam 'tendas', e eram, armadas em locais estratégicos para o deleite daqueles que gostavam de tomar umas 'birítas' - cachaça- e bater um papo com os amigos, namorar, dançar e degustar de outras coisas mais. Infelizmente algo negativo neste período festivo era a violência. Houve muitas mortes nesta festa. Ano após ano. Mas isto é outra história.


Passaram-se os anos, e com eles a decadência destas festas que por serem tradicionais, eram preservadas tanto pela igreja, quanto pela municipalidade. Hoje, quando se fala em Festa de natal, ano novo e São Sebastião, soa como piada para quem presenciou e viveu grandes momentos que se tornaram marcantes em suas vidas, principalmente no que toca ao romantismo que pairava entre os jovens daquela época, romantismo este que morreu juntamente com as festas e a visão Cultural de um povo! 


VEJA TAMBÉM:

http://www.jbnoticia.com.br/2015/01/quem-conheceu-nao-reconhece-mais.html
FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE BOM CONSELHO - QUE FESTA? FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE BOM CONSELHO - QUE FESTA? Reviewed by Josenildo Batista on sábado, janeiro 20, 2018 Rating: 5

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIAS © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.