Deputados repudiam tentativa de revogação de título de Paulo Freire como Patrono da Educação Nacional


Diante do movimento, promovido por alguns parlamentares no Congresso Nacional, de retirar o título de Patrono da Educação Brasileira de Paulo Freire (1921-1997), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) assinou uma moção de repúdio contra a iniciativa. Segundo o socialista, atribuir o descaso que o processo histórico do Brasil deu à causa da educação ao educador Paulo Freire é um absurdo. “Se o Brasil vive essa situação hoje, é porque nunca se deu à educação o seu devido valor, o de ser um instrumento para a transformação da vida das pessoas”, destacou.

A moção de repúdio foi apresentada pelo deputado Glauber Braga (PSol-RJ) na Comissão de Educação, da Câmara dos Deputados, por causa da tramitação de uma proposta, que tramita no site do Senado, através do e-cidadania, para revogar a lei 12.612 que confere o título a Paulo Freire. São necessárias 20 mil assinaturas para que o tema seja debatido no Senado – hoje (19) mais de 21 mil pessoas já tinha assinado a petição.

Estamos indignados com o movimento de destituição de Paulo Freire como Patrono da Educação. Há um consenso em torno dele. Paulo Freire usou a capacidade de formular das pessoas, não simplesmente alfabetizou, mas construiu uma consciência crítica e cidadã e, a partir disso, cada um poderia ser protagonista da sua vida. E isso é um direito das pessoas, ter a educação como Um instrumento de libertação das pessoas”, afirmou Danilo Cabral. Para o deputado, a Comissão de Educação não pode permitir o avanço desse “movimento conservador”.

O título de Patrono da Educação Brasileira foi conferido ao educador Paulo Freire em 2012 a partir de um projeto de lei da deputada Luiza Erundina. A matéria, apresentada em 2005, tramitou em caráter terminativo nas comissões de Educação da Câmara e do Senado e foi aprovada por unanimidade.



Deputado Federal Danilo Cabral (PSB-PE)
Assessoria de Comunicação
Deputados repudiam tentativa de revogação de título de Paulo Freire como Patrono da Educação Nacional Deputados repudiam tentativa de revogação de título de Paulo Freire como Patrono da Educação Nacional Reviewed by Josenildo Batista on sexta-feira, outubro 20, 2017 Rating: 5

SUNDOWN PARK EM SALOÁ /PE - AQUI A DIVERSÃO É GARANTIDA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM LAVADORAS DE TODAS AS MARCAS E MODELOS

COMPRE AGORA A SUA PASSAGEM AÉREA - CLIQUE NO BANNER

MAMFONLINE - SITE PARCEIRO DO JB NOTÍCIA

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIA © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.