ASTROTUR informa aos seus passageiros que já está em pleno funcionamento os novos horários que atenderão ao festival de inverno de Garanhuns com ônibus saindo da rodoviária de Bom Conselho às 18:40hs com retorno às 05:30hs da manhã. Na compra da sua passagem ida e volta você recebe um desconto promocional e só paga 16,00 reais..... Para quem é estudante, apresentando a carteirinha nacional paga apenas 4.50 ( por passagem para Garanhuns).

COLUNA MEMÓRIAS: MEMÓRIAS DE AGRESTINA - PE (FREI DIMAS)

Frei Dimas José Marleno


Aos 21 de setembro de 1939, nasceu na cidade de Agrestina no estado de Pernambuco, Fr. Dimas José Marleno. Seus pais eram católicos e desde criança já sentia o desejo de ser um sacerdote.

Em 1950, ainda muito jovem ingressou no Seminário Capuchinho São Fidélis na cidade de Bom Conselho/PE. No dia 08 de dezembro de 1955, com apenas 15 anos de idade foi admitido ao noviciado e no dia 08 de dezembro de 1956 emitiu os votos religiosos.

Cursou Filosofia e Teologia e no dia 22 de fevereiro de 1964 foi ordenado sacerdote na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na Província do Nordeste do Brasil, na antiga Catedral de Caruaru/PE. Em seguida cursou a Faculdade de Direito, Pedagogia e Letras, além de vários cursos como Espiritualidade Franciscana em Petrópolis/RJ, História da Igreja na América Latina na cidade do México, Artes e Esculturas em Massa na Itália, Liturgia e Artes Sacras na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo.

Na Província ocupou diversas funções e encargos, tais como: Formador, Guardião e Ecônomo do Convento Sagrado Coração de Jesus em Maceió, Diretor da Escola Frei Caetano de Messina, em Bom Conselho, foi Definidor Provincial e Presidente da AMINE (Equipe de Animação Missionária do Nordeste),Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios em Catolé do Rocha/PB, no período de 1983 a 1992, onde viveu o auge de seu Ministério Sacerdotal, foi guardião da Fraternidade Nossa Senhora dos Remédios, na mesma cidade. Nesta mesma época engajou-se na pastoral das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formando em torno de 70 núcleos de comunidades e diversas pastorais, entre elas: CEBI, Pastoral da Criança, Consciência Negra, Pastoral da Mulher, Pastoral da Terra, Pastoral dos Sem-teto, Catequese Renovada, Pastoral da Liturgia, Pastoral dos Enfermos, Pastoral da esperança, Pastoral da Comunicação criando um Programa na Rádio Independência de Catolé do Rocha, chamado Jesus Sertanejo com a música de Luiz Gonzaga, ainda hoje, com grande audiência.

Fundou também o MEB (Movimento de Educação de Base) com o Método de Paulo Freire para alfabetização de Adultos com núcleos no município de Catolé do Rocha, Riacho dos Cavalos e Brejo dos Santos, além de vários projetos sociais, dentre os quais os de mais destaque: criação de bodes, cooperativa do banco de sementes para os agricultores com sede em Catolé do Rocha e a plantação de hortas comunitárias em Riacho dos Cavalos. Também foi um baluarte nos movimento dos trabalhadores, enfrentando as lutas com o povo como o foi o caso de Riacho dos Cavalos, onde foi o incentivador do assentamento dos sem-terra e sem-teto, nas terras improdutivas da Fazenda Estado, nas vazantes do açude público pertencente ao estado da Paraíba, o qual foi homenageado com o nome de assentamento Frei Dimas e posteriormente denominado de Mutirão.

Frei Dimas também se destacou como artista plástico com mais 400 obras espalhadas por todo o Brasil. Foi o idealizador da torre de nossa Igreja Matriz e da construção da capela São José na Rua Nova. Fez várias romarias denominadas de Romaria da Terra saindo de Catolé do Rocha até a Serra do Lima em Patu/RN.

Na madrugada do dia 13 de outubro de 2014, faleceu no Hospital UNIMED na cidade de Caruaru/PE, deixando o legado de um cristão católico, religioso, sacerdote, formador, educador, artista, músico, teatrólogo e que soube viver a alegria de ser cristão, como ele mesmo dizia: Ser cristão é o maior dom que uma pessoa pode receber de Deus.


Fonte:
http://www.paroquiasaofranciscoassis.net.br/registrodiverso.asp?id=1074
COLUNA MEMÓRIAS: MEMÓRIAS DE AGRESTINA - PE (FREI DIMAS) COLUNA MEMÓRIAS: MEMÓRIAS DE AGRESTINA - PE (FREI DIMAS) Reviewed by Josenildo Batista on domingo, fevereiro 12, 2017 Rating: 5

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIAS © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.