BARRAGEM DO CABOGE: SERÁ QUE CHEGOU AO SEU FIM?


A situação da barragem do Caboge, que abastecia a cidade de Bom Conselho antes de secar por completo e ser desativada por falta d’água, não é fácil! Primeiro, porque não há chuvas no momento.  Segundo, a condição física na qual se encontra é lamentável. E terceiro, existem alguns problema sérios que se não forem resolvidos, e acho que não serão, porque mexe com interesses pessoais e gananciosos, a água oriunda de sua nascente dificilmente chegará nesta barragem daqui pra frente.


Vamos por partes. Primeiro, a falta de chuvas e trovoadas, vem diminuindo os níveis dos reservatórios de todo o Brasil, e no Nordeste o problema é ainda maior pela falta das chuvas em quantidade suficiente para pelo menos manter os reservatórios funcionando. Além disso, ainda temos as altas temperaturas que ocasionam a evaporação do pouco que ainda restam das águas. Como Se não bastasse, não cuidamos das nossas nascentes, não existe o cuidado no reflorestamento. Ao contrário, o homem desmata, corta o que ainda resta de árvores centenárias pelo simples prazer de abrir espaço para fazer pastagens.


Na barragem do Caboge ainda outro problema pode encerrar de vez as suas atividades! Trata-se dos desvios ou bloqueios existentes no trajeto entre a nascente das águas, feitas pelos proprietários das terras por onde passa o riacho. Na foto acima vemos uma fila de carros-pipa sendo abastecidos por uma água que antes ia para a barragem e agora foi “bloqueada”, segundo informações de moradores daquele local, que por causa deste ato, as propriedades no entorno da barragem, estão ficando sem água para plantar, cuidar dos animais, e outros afazeres que antes era costumeiro. Se isto é ilegal ou não eu não sei, mas acredito que a Compesa e a prefeitura devem saber! 

E agora, pare e pense um pouco. Mesmo que Prefeitura e a Compesa resolvessem fazer uma limpeza nesta barragem, resolveria o problema? E mais, até quando os interesses pessoais e individuais do cidadão estarão acima dos interesses da grande maioria da população?
Com a palavra, nossas autoridades “competentes”, que fazem vista grossa com tudo o que acontece de errado neste Brasil de Cabral.



VEJA AQUI TODAS AS FOTOS

BARRAGEM DO CABOGE: SERÁ QUE CHEGOU AO SEU FIM? BARRAGEM DO CABOGE: SERÁ QUE CHEGOU AO SEU FIM? Reviewed by Josenildo Batista on domingo, novembro 27, 2016 Rating: 5

MAMFONLINE - SITE PARCEIRO DO JB NOTÍCIA

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIA © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.