Agora estamos tornando nosso site mais acessível através do áudio. Desejamos que você leitor goste da novidade, pois estamos trabalhando para melhorar ainda mais nossos serviços. Ao clicar na barra de áudio escrito “ouça este conteúdo” ouvirá na íntegra o texto da matéria desejada.

BOM CONSELHO: A HISTÓRIA - PARTE 2

OS FUNDADORES


Quando o Brasil colônia desenvolvia o “ciclo do couro”, chegaram vindos de Portugal precisamente da Cidade do Porto, três irmãos, componentes da família “Cruz Villela”, descendentes de judeus, foragidos da inquisição.
Estabeleceram-se no Brasil onde posteriormente converteram-se ao Cristianismo. Chegados à capital da Colônia, Salvador, resolveram separar-se. O primeiro deles segue para Minas, atraído pelo ouro; o segundo fixou-se em Sergipe e Bahia, e o terceiro, Manoel da Cruz Villela, comprou de Jerônimo Burgos de Souza e Eça, uma Sesmaria de 30 léguas (180Km²), que custou Duzentos Mil Réis no ano de 1712.

Compreendia o terreno das seguintes dimensões: “as terras” ao Sul de Alagoas (Palmeira Dos Índios) e (Tanque D’Arca, campo de Anadias); em Pernambuco ao Norte, faziam divisas com o Município de Garanhuns, próximo ao povoado de Brejão de Santa Cruz, a Leste com o Poço do Veado, e a Oeste com o Município de Águas Belas.

Após as Províncias legais, viaja Manoel da Cruz Villela á procura do Sertão. Chegando a 46 Km de Garanhuns, ao norte da Sesmaria, uma vasta área de Agreste, á base de uma Serra de Mata abundante, próximo de um rio. E foi exatamente entre o rio e a Serra, que Manoel da Cruz Villela encontrou o lugar ideal para se fixar com uma fazenda. Ali possuía os elementos indispensáveis: Água, clima de Agreste para o rebanho, e a Serra para as plantações.


No próximo bloco: “A criação da Fazenda


Extraído do Livro Bom Conselho de Celina Ferro
Por Celina Ferro



BOM CONSELHO: A HISTÓRIA - PARTE 2
<CENTER>BOM CONSELHO: A HISTÓRIA - PARTE 2</CENTER>
Reviewed by Josenildo Batista on sexta-feira, julho 08, 2016 Rating: 5

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIAS © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.