Sertão e Agreste de PE enfrentam seca histórica mesmo com chuvas

              Sistema de Bitury secou completamente; ele abastecia cidades do Agreste. (Foto: Compesa/Divulgação)
Os dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) mostram que, mesmo com o aumento da quantidade de chuva, a seca continua no seu quinto ano consecutivo no interior do estado.

No Agreste choveu, de janeiro a março deste ano, 116% a mais que no ano passado. A capacidade de armazenamento de água da região é de 831 milhões de m³ - atualmente, o armazenado é de 11% desse total, enfrentando uma grave crise de abastecimento. As cidades de Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una serão abastecidas exclusivamente por carros-pipa a partir do dia 10 de abril, depois que os sistemas Bitury e Pedro Moura Júnior, que atendem a região, secaram totalmente.

De acordo com a Compesa, para garantir o atendimento pela rede de distribuição, foi estabelecido, no último ano, um rodízio que se tornou ainda mais rigoroso com a escassez de chuvas, sendo de apenas dois dias com água por mês. Companhia vê esta como a maior crise hídrica enfrentada pelo estado desde 1999.

Já no Sertão, o aumento pluviométrico foi de 65% em comparação com 2015: no ano passado choveram 168 mm, contra os 278 de 2016. No entanto, a situação se mostra ainda mais negativa para a região. A capacidade de armazenamento de água é de 1.991 milhões de m³, mas só está 3% do total atualmente, o que equivale a 53 milhões de m³.
Ainda segundo o presidente da Compesa, o abastecimento nos municípios de Itapetim e Brejinho, ambos no Sertão do Pajeú, que estavam há três anos sem abastecimento pela rede, será retomado. Segundo o presidente, são gastos R$ 2 milhões por mês para que os carros-pipa levem água as cidades.

Fonte: G1 PE.

COLUNA ENSAIO GERAL


Em Bom Conselho, no agreste, dia 29 de março, choveu 8 mm perfazendo um total acumulado do ano de 255mm, segundo dados do colunista Alexandre Tenório.

Da redação
Sertão e Agreste de PE enfrentam seca histórica mesmo com chuvas
<center>Sertão e Agreste de PE enfrentam seca histórica mesmo com chuvas</center>
Reviewed by Josenildo Batista on sábado, abril 02, 2016 Rating: 5

MAMFONLINE - SITE PARCEIRO DO JB NOTÍCIA

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIA © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.