Siga-nos nas Redes Sociais


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SERÁ CULPA DO TAL MOSQUITO?

Publicado

dia:

mosquito2bda2bdengue-jpg2b2-6875568

Além da crise política e econômica, o Brasil experimenta, neste momento, uma crise na saúde. Ela se manifesta numa epidemia de três doenças transmitidas por um mosquitinho que está pondo em xeque o sistema de saúde pública e a capacidade dos gestores públicos. 
O combate ao Aedes aegypti se mostrou ineficiente desde que a dengue começou a se disseminar no país, atingindo hoje a praticamente todo o território nacional. A rede de saúde pública também demonstrou sua precariedade para atender as pessoas adoentadas.

Assim sendo, não resta hoje, ao poder público, diante da calamidade, a não ser apelar para os cidadãos no sentido de combater o mosquito, cujos criatórios, segundo essas mesmas autoridades, se localizam em 86% dos casos dentro das residências. 

O governo acha que as pessoas não estão fazendo a sua parte. Pede que o cidadão dedique dez minutos por semana para limpar os focos do mosquito. E corre atrás dos prejuízos, promovendo mutirões, liberando verbas e investigando a possibilidade de uma vacina.

No quadro atual da epidemia, e até março, quando acaba o período chuvoso, não há o que fazer a não ser atuar conforme pede a urgência. Poder público e população têm de se dar as mãos para atenuar pelo menos as consequências de uma irresponsabilidade que vem de longe.

O virologista carioca Pedro Fernando da Costa Vasconcelos chama a atenção para o processo de urbanização desordenada do país nas últimas décadas. A cobertura florestal veio sendo sistematicamente destruída para dar lugar a habitações sem qualquer planejamento. 

Um vírus silvestre se adapta a um inseto urbano e este se espalha pelas cidades. O Aedes aegypti virou um animal doméstico que transmite, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. As maiores incidências dessas doenças estão em bairros populares. 

Agora, a culpa é do mosquito, mas antes deles está a gestão irresponsável do poder público.

*Jornal O Tempo

Clique e Comente

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma resposta

ACESSOS DA PÁGINA

contador de visitas

V-LINK FIBRA

SUNDOWN PARK

ENTRE E CONHEÇA

Apresentação vCardPRO Digital

JB NO YOUTUBE

Siga o JB no Facebook

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 951 outros assinantes

MAIS LIDAS DO MÊS