Descoberto o repelente natural contra o mosquito da dengue

Pesquisador aposentado da Fiocruz, Djalma iniciou as pesquisas para a criação do repelente em 2008. Finalizada em 2014, a pesquisa resultou na criação de um produto que mistura óleos essenciais de plantas como alecrim, cravo, citronela e andiroba. Além da isenção de compostos químicos, o produto contém probióticos, micro-organismos que repõem substâncias da pele perdidas durante o banho com sabonetes comuns.

Além da proteção contra o Aedes aegypti, o repelente também protege a pele dos mosquitos transmissores de malária e filariose. “Apesar de ainda não estar cientificamente comprovado, alguns usuários da África relataram a eficácia contra outros mosquitos que não existem no Brasil”. Segundo o pesquisador, não há contraindicações para uso de repelente. “Pode ser usado em grávidas e em recém-nascidos”, afirma.

Produção

Com o aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a demanda pelo repelente aumentou. Após a terceirização da produção e da  entrega do primeiro lote, em 2015, algumas redes de farmácias encomendaram o repelente, dando gás à produção. O “Bio-repely” já é comercializado online por R$ 39,90, mas partir da semana que vem poderá ser encontrado em três grandes redes de farmácia em Pernambuco.

Ainda há negociações com a Universidade Federal de Pernambuco para que o produto seja encontrado na farmácia da instituição de ensino.

O pesquisador também negocia a exportação do repelente para outros estados do país. “O que estamos fazendo é uma forma de repelir o mosquito, mas é preciso matar o inseto. Essa é uma questão que envolve a conscientização da sociedade”, defende o pesquisador.

G1PE
Descoberto o repelente natural contra o mosquito da dengue Descoberto o repelente natural contra o mosquito da dengue Reviewed by Josenildo Batista on sexta-feira, dezembro 18, 2015 Rating: 5

DECOLITUR

MAMFONLINE - SITE PARCEIRO DO JB NOTÍCIA

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIA © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.