Governo decreta emergência sanitária após alta de casos de microcefalia em Pernambuco

Ao menos 140 casos foram registrados no Estado


Condição neurológica rara acontece quando a cabeça da pessoa é menor do que a de outros da mesma idade
O Ministério da Saúde vai decretar situação de emergência sanitária nacional devido ao aumento de casos no Nordeste de recém-nascidos com microcefalia, doença que reduz o tamanho do crânio e traz sequelas graves ao desenvolvimento.

Em Pernambuco, ao menos 140 casos foram registrados em diferentes municípios, mas também existem suspeitas no Rio Grande do Norte e Paraíba. O crescimento no número de casos começou a ser percebido no fim de agosto deste ano e tem intrigado autoridades em saúde. A situação levou o Ministério da Saúde a enviar a Pernambuco, no fim de outubro, uma equipe especializada em emergências em saúde pública para averiguar o caso.
Seis médicos epidemiologistas compõem o grupo. Destes, dois permanecem no local. Nesta terça-feira (10), a pasta também ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para acompanhar o avanço do quadro. Segundo a reportagem apurou, o Ministério da Saúde também enviou na manhã desta quarta-feira (11) um aviso ao Palácio do Planalto, para que a presidente Dilma Rousseff fosse informada da situação.
INVESTIGAÇÃO
Ainda não há informações sobre as causas possíveis para o aumento nos registros. Na tentativa de identificar a situação, pacientes estão sendo submetidos a exames, sem resultados até o momento.
Equipes das secretarias de saúde também têm feito entrevistas com as mães dos recém-nascidos para saber sobre histórico anterior de doenças e informações sobre o pré-natal e o pós-parto. Em geral, casos como esses podem estar relacionados tanto a um possível contato com bactérias, vírus e outros agentes infecciosos quanto a transtornos hereditários, entre outra série de fatores.
Uma das suspeitas investigadas é que os casos estejam relacionados a infecções por zika, doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Ainda não há, porém, uma confirmação da relação dos casos registrados com este vírus. Condição neurológica rara, a microcefalia não tem cura, e a gravidade varia conforme o caso. Na maior parte das situações, a doença afeta o desenvolvimento cognitivo e está associada a retardo mental. Também pode levar à morte.

folhape
Governo decreta emergência sanitária após alta de casos de microcefalia em Pernambuco
<center>Governo decreta emergência sanitária após alta de casos de microcefalia em Pernambuco</center>
Reviewed by Josenildo Batista on sexta-feira, novembro 13, 2015 Rating: 5

DECOLITUR

MAMFONLINE - SITE PARCEIRO DO JB NOTÍCIA

CASA DO BOLO DA VOVÓ

CASA DO BOLO DA VOVÓ
ORG. LUIZ CARLOS

Anuncie Aqui!

JB NOTÍCIA © Copyright 2017. Tecnologia do Blogger.